A internet alterou toda a dinâmica de serviços, trabalhos, vendas e agora transformou definitivamente o ensino nas escolas brasileiras. Devido ao isolamento social, as instituições adaptaram o conteúdo lecionado aos alunos para o método virtual. Agora, com a retomada gradual das atividades presenciais, especialistas defendem que o ensino online continuará e será aperfeiçoado para melhorar o aprendizado dos estudantes.
Adotar ferramentas de aprendizado online nas escolas já era uma necessidade imposta pela tecnologia, argumenta Lucas de Briquez, CEO da Asas Educação e Diretor Administrativo da Escola Teia Multicultural: “vejo a pandemia como aceleradora de um processo que já estava acontecendo progressivamente há anos e que não existe mais volta. Muita coisa no mundo mudou e é um fato que a escola se manteve muito semelhante ao formato estabelecido desde a revolução industrial”, afirma.
O ensino à distância (EAD) foi incorporado no Brasil em 1996, pela Lei que a tornou válida para todos os níveis de escolarização. “Os principais desafios do ensino online são os mesmos da educação como um todo: gerar interação entre os estudantes, desenvolver os conhecimentos de forma que o aluno identifique a necessidade desses saberes e trabalhar para que os estudantes se desenvolvam integralmente como seres humanos e não somente em aspectos cognitivos”, pontua a pedagoga Georgya Corrêa.
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