O 370º óbito de paciente com a covid-19, a segunda morte de portador da infecção em 2022, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (18), conforme boletim epidemiológico. O paciente do sexo masculino e 68 anos, tinha com duas ou mais doenças crônicas associadas. Ele faleceu no dia de sua internação, sábado (16), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Atualmente há nove internações de moradores de Itabira, sete com a doença confirmada, e dois casos sob investigação.
Itabira ultrapassou 25500 infectados desde o início da pandemia, com percentual de cura em 94%. No entanto, apenas dia 18 de janeiro, 163 novos casos foram confirmados, e passam a ser acompanhados em monitoramento domiciliar. Após a estabilização da pandemia, chama atenção da curva ascendente de pacientes que testaram positivo para a enfermidade, 949 em uma semana, conforme a ferramenta “Cidades Saudáveis” abastecida com dados do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel).
A ocupação dos leitos covid-19, também está aumentando. Há cinco vagas nos clínicos, e outras cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pacientes com quadros mais graves. Na UTI há duas pessoas que testaram positivo, um de Itabira, outro de Barão de Cocais. São três casos tratados como suspeitos, aguardando exames conclusivos, dois de Itabira, e um de Santa Maria. Nas enfermarias, oito pacientes confirmados, e dois suspeitos, os dez de Itabira, além de um morador de Santa Maria, e outro de Antônio Dias.
Deixe um comentário