Nesta quarta-feira (12), a Saúde de Itabira passa a contar com um novo apoio para atendimento aos pacientes sintomáticos gripais. O ambulatório montado no estacionamento inferior do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A ferramenta estará atendendo o público entre 7h e 17h, com acolhimento, consulta médica e testagem para a covid-19. O funcionamento do ambulatório será semelhante ao da Carreta da Saúde, que havia sido instalado em Itabira no segundo semestre do ano passado. Os pacientes serão direcionados ao local a partir de um atendimento inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A medida busca aliviar a sobrecarga ao Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI), que tem observado aumento de procura considerável de atendimento a sintomáticos. “Estamos buscando um novo formato, reorganizado dentro da própria rede de saúde já existente. Foi preciso nos reinventar mediante o cenário que estamos trabalhando hoje”, explica a coordenadora do Sistema de Atenção às Urgências, Clíssia Peter Andrade Felisberto Carvalho. O novo ambulatório conta com uma estrutura instalada para separar o fluxo de atendimento dos pacientes do HMCC das pessoas com sintomas respiratórios.
A gestora da Secretaria municipal de Saúde (SMS), Luciana Sampaio, ressalta que o ambulatório é uma resposta rápida ao contexto epidemiológico atual do município. “Estamos com uma variante de alta virulência, mas com baixas taxas de internação e complicações. Por isso, precisamos reforçar que, como a nossa responsabilidade é com a população de Itabira, foi preciso criar essa dinâmica para atender a população e não sobrecarregar a porta de entrada da urgência e emergência”, diz Luciana. A SMS tem adotado medidas para melhorar o atendimento a população.
Pelo menos até o fim desta semana, as UBSs atendem exclusivamente sintomáticos gripais. Paralelo a essa mudança no fluxo, se encerra o mutirão de testagem no Terminal Rodoviário Genaro Mafra. “Tínhamos dois propósitos bem claros, que eram o fim de ano e a primeira semana de 2022. Foram milhares de testes em assintomáticos e agora temos uma base muito boa para traçar novos passos para o combate à pandemia. O novo fluxo é a prioridade que trabalharemos neste momento e nossas equipes estarão concentradas em proporcionar um atendimento ágil e resolutivo aos itabiranos”, finaliza Luciana.
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