Defesa Civil de Itabira atenta a ocorrências relacionadas a chuvas

Neste sábado (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para chuva excessiva em Itabira até a próxima terça-feira (11). Chuva superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou acima de 100 mm/dia é esperada durante o período de alerta, segundo a previsão do tempo. O aviso também sinaliza sobre os riscos de alagamento, transbordo de rios e deslizamentos de encostas devido à quantidade de água.

Desde o início do dia, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está atenta às possíveis ocorrências. Até o momento, foi registrada uma queda de muro no bairro João XXIII, sem vítimas, e solicitações de atendimentos pontuais no bairro Pedreira. Além disso, o nível de água do canal do bairro Gabiroba, também está sendo monitorado.

Ela explica que a Defesa Civil de Itabira deve ser acionada em casos de inundações, alagamentos, desabamentos, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos, graves desastres com vítimas e desabrigados, rupturas ou colapsos de vias públicas, rachaduras, trincas e fissuras em edificações e deslocamento de fundações de imóveis (rebaixamento de terra ou da parede).

Chuvas severas em Itabira

As instruções em caso de rajadas de vento são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a orientação é que os motoristas não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Ademais, se possível, é necessário que as pessoas mantenham os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia desligados durante o período dos temporais.

Nilma Macieira

“Estamos atendendo as ocorrências e pedimos à população para ter cuidado redobrado, principalmente para as pessoas que moram próximas a córregos e rios. Toda a nossa equipe está à disposição da comunidade”, afirma a coordenadora da Compdec, Nilma de Castro Castro. Os telefones para atendimento são: (31) 3839-214, 98294-6273 (whatsapp), e tridígito gratuito 199 (plantão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *