Cemig orienta para economizar na conta de energia

A Cemig listou dicas que podem ser essenciais para aliviar o bolso dos seus clientes e também ajudar na recuperação dos reservatórios na atual estação chuvosa, depois de vários períodos com baixo volume de chuvas nos últimos anos. As informações são simples e podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Vale destacar que, ao longo do ano, a Cemig sempre prepara uma série de dicas sobre a importância da utilização racional da energia. Além disso, a companhia possui o Programa de Eficiência Energética, que é regulado pela Aneel e visa estimular o uso consciente de energia elétrica para os seus quase nove milhões de clientes.

Chuveiro

O chuveiro é um dos maiores consumidores de energia elétrica em uma residência. Manter o equipamento na posição “Verão” pode representar uma economia de até 30%. Como a temperatura nesta época do ano é confortável para banhos, não há a necessidade de utilizar o aparelho na sua máxima potência. Além disso, deve-se ficar atento ao tempo de banho, pois não adianta reduzir a potência, mas aumentar o período de utilização do chuveiro.

Geladeira

A geladeira é o segundo item que mais consome energia em uma residência, principalmente por causa do “abre e fecha”. Além disso, é importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no seu interior, pois isso sobrecarrega o refrigerador e consequentemente aumenta o consumo de energia. Outro ponto sobre a geladeira que merece atenção é a borracha de vedação da porta.

Stand by

A eletricidade consumida por um aparelho eletrônico em stand by (modo de espera) pode representar até 15% do consumo do equipamento. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões deste tipo de desperdício.

Aparelhos e lâmpadas mais eficientes

Buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia significativa do consumo. O cliente deve ficar atento ao Selo Procel antes de adquirir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico.  O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os mais eficientes.

Acumular roupas para passar e lavar

É recomendável lavar, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante da máquina de lavar. O ferro elétrico também só deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar. Além disso, deve-se evitar utilizar esse equipamento em horários em que muitos outros estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica, devido à sua potência elevada, e pode causar o desligamento automático do disjuntor.

Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado

Nesta época do ano, o verão, os grandes vilões são os aparelhos de refrigeração. O ventilador é o mais popular, uma vez que geralmente é o aparelho mais em conta para se adquirir. O ar-condicionado tem uma potência elevada e funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, é recomendado que o consumidor fique atento ao tempo de utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *