Na terça-feira (4), o setor de imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade Itabira, disponibilizou 508 doses da vacina Pfizer ao município, de acordo com a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na data seguinte, quarta-feira (5), foram mais 5.160 doses do mesmo imunizante, como parte da 70ª remessa disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), conforme vem sendo feito deste o começo da vacinação.
A distribuição de vacinas Pfizer aos municípios é realizada com base na especificação técnica do produto, que necessita de armazenamento em refrigerador especial, com temperatura entre -90°C e -60°C, existente somente na rede estadual. Após a retirada dessas vacinas pela GRS de Itabira, entra em processo de descongelamento, para posterior administração com a temperatura entre 2ºC à 8ºC. Nestas condições o imunizante passa a ter a validade de 30 dias, para aplicação tempestivamente pelas secretarias municipais.
Articulação e planejamento
A referência técnica em imunização do município preenche uma planilha de programação online para o setor de imunização da GRS de Itabira, informando o quantitativo de doses de imunizantes em estoque e se precisarão de mais doses naquela semana (devendo responder sim ou não). Com estas informações, consegue-se ajustar, remanejar e se necessário solicitar à rede de frio estadual o descongelamento de remessas de vacina para atendimento aos seus 24 municípios.
“Informamos que no dia três de janeiro, a referência técnica em imunização do município de Itabira preencheu a planilha informando que possuía 1806 doses, e o setor de imunização da GRS de Itabira repassou que precisaria de mais doses no final da semana. Embora neste mesmo dia, a GRS de Itabira, tenha realizado uma reunião do Grupo de Avaliação e Monitoramento de Vacinas com a presença de gestores de saúde,” cita nota da assessoria de comunicação da GRS.
Ainda segundo o informativo, a gestora municipal de saúde de Itabira não se manifestou quanto a necessidade de vacinas Pfizer para entre os dias três e sete de janeiro. “Ressaltamos que no dia seis, alegando que não conseguiria público para a utilização do imunizante Pfizer, o município de Itabira devolveu 4380 mil doses da vacina. Reiteramos que a GRS de Itabira realiza a distribuição das vacinas Pfizer, mediante o adequado planejamento das secretarias de saúde,” concluiu a nota.
Deixe um comentário