Amador 2022 poderá ter duas novas categorias: sessentão e feminina

Ricardo de Freitas

A Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA), a Prefeitura de Itabira e agremiações filiadas, se reuniram nesta quarta-feira (6), para deliberarem sobre o Campeonato Amador 2022. Marcelo Oliveira, nomeado pela administração pública municipal para fazer a interlocução com a entidade esportiva, apresentou as categorias que podem ser confirmadas. Apenas na principal amadora, cada time poderia fazer até 187 partidas na temporada.

Ainda foram sugeridas as categorias: sub 11; sub 13; sub 15; sub 17; sub 19 (juniores), amador, máster, sessentão (faixa de 60 anos) e feminino. Durante os entendimentos, foi levantada a possibilidade das categorias mais jovens participarem de uma competição piloto, como a Copa Luiz Miranda, e os demais, o campeonato propriamente, para minimizar o desgaste das praças esportivas. Ricardo de Freitas, presidente da LIFA, foi quem fez essa observação.

As categorias sub 11 e 13 teriam partidas concomitantes, assim como sub 15 e 17, amador e máster, juniores e sessentão. Apenas as categorias: principal e para a faixa etária de 40 anos (máster), jogariam aos domingos. As demais entrariam em campo aos sábados, com os sessentões em até datas alternativas, como nas quartas-feiras, nos três estádios com iluminação. Amador e máster com projeção de início em março, e término em novembro.

Marcelo Oliveira (E)

Na categoria principal foi levantada a possibilidade de repescagem para uma segunda fase. Foram propostas nove categorias, e os times interessados terão que apresentar a intenção de disputa na próxima reunião, agendada para quarta-feira (13), 19h na sede da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, mesmo local da deliberação do dia seis de janeiro. Marcelo Oliveira disse que a pretensão da Prefeitura de Itabira é ter em cada campo amador, um projeto de escolinha de futebol.

One Comment

  1. Raimundo oliveira Reply

    Ótima iniciativa! Quem sabe poderemos retomar as nossas praças de esportes como e até melhor do que antes assim recuperando todo tempo perdido pelos longos anos cem citar culpados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *