Média de dívidas por consumidor inadimplente é de R$ 750

Empresa líder em recuperação de crédito no Brasil, canais humanos e digitais, em estudo conjunto chegaram ao índice médio de endividamento do consumidor no país. A apuração aponta que em 11 meses deste ano 7,3 milhões de consumidores inadimplentes liquidaram suas pendências. O valor médio pago por pessoas com contas em atraso foi de R$ 750.

Segundo o economista Reinaldo Cafeo, especialista em finanças, mesmo diante de um cenário de desemprego, subemprego e informalidade, as famílias brasileiras estão se empenhando para recuperar o crédito no mercado. “Este comportamento indica que o mercado como um todo pode se beneficiar, a medida que milhões de brasileiros passam a acessar novas compras a prazo”, explica.

De acordo com ele, a escassez de recursos financeiros provocada pela pandemia exigiu que as famílias fizessem escolhas. Esse fator, combinado com a recessão econômica que o Brasil atravessa, levou o consumidor a priorizar a compra dos bens essenciais, culminando com a inadimplência de contas consideradas não-essenciais.

Ainda segundo Cafeo, com a gradativa retomada das atividades econômicas, aliada ao saldo positivo na geração de empregos formais, principalmente no setor de serviços, a renda foi ampliada, abrindo espaço para liquidar dívidas pendentes. “Os números indicam que as famílias entendem que ter o nome limpo no mercado é importante e resgata inclusive sua autoestima”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *