O Centro de Treinamentos (CT) de Bombeiros Civis Bandeirinhas, realizou dia 19 de dezembro no auditório da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), o curso “busca, identificação e manejo de animais peçonhentos,” ministrado pelo biólogo Wanderlei Pereira de Laia, especialista em ciências biológicas. A orientação voltada para alunos do curso de formação profissional de Bombeiros Civis, que na rotina, se deparam com situações que exigem técnicas e conhecimentos, para minimizar o risco de contato com determinadas espécies de animais, que inoculam veneno.
“A maioria dos Bombeiros Civis de Itabira são formados pelo CT Bandeirinhas. Os brigadistas entendem que acidentes não acontecem por acaso. Conseguir identificar riscos no meio ambiente torna a prevenção melhor. Esse curso é um aprimoramento a mais, para levar conhecimento e segurança aos alunos do curso. Existem determinados animais que não representam tanto risco, mas é necessária sua correta identificação”, disse Mário Mendonça, instrutor do CT Bandeirinhas.
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões, como: serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias. Normalmente a finalidade é de se defender ou capturar presas. Diferentemente, animais venenosos ministram suas secreções passivamente, sobretudo através da pele, quando outras criaturas as tocam ou as ingerem como forma de sobrevivência em meio à natureza.
“A proposta foi de passar a informação sobre identificação de animais peçonhentos. Temos um grande número de exemplares que podem ter contato com o ser humano, por isso é importante o conhecimento, como forma de evitar acidentes que podem até ser fatais. Como prevenir e agir nos primeiros socorros, evitando o agravamento do quadro de saúde da vítima ofendida. Os alunos também devem repassar esse conhecimento pra frente”, afirmou o biólogo Wanderlei Pereira. Informações adicionais no CT Bandeirinhas, através do telefone: (31) 98678-2731.
Deixe um comentário