Prefeitura de Itabira: 15 servidores certificados por conclusão do curso de libras

Nesta terça-feira (21), 15 servidores municipais que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), receberam seus certificados. Iniciada em setembro deste ano, a capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Administração (SMA), por meio da Superintendência de Recursos Humanos do Município (SRH)/Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença da superintendente de Recursos Humanos, Marina Martins da Costa, e da responsável pelo DDRH, Carlina Cassiane Costa Rodrigues. A capacitação em Libras dos servidores é uma determinação prevista na Lei Municipal e faz parte das políticas de desenvolvimento e valorização dos servidores municipais.

Ministrado pela professora da rede municipal de ensino, Simone Silva, com o objetivo de facilitar a vivência de pessoas surdas em situações comuns do dia a dia, o curso foi dividido em dez aulas (20h/aula) e faz parte do Programa de Instrutoria Interna da Prefeitura de Itabira, no qual servidores são preparados para capacitar outros servidores.

Carlina Rodrigues explicou que os servidores habilitados nesta turma atuam nas diversas secretarias municipais (Educação; Desenvolvimento Urbano; Fazenda; Administração; Saúde e Obras, Transporte e Trânsito/Transita) e trabalham diretamente com o atendimento ao público externo e/ou possuem contato com usuários do serviço público que possuem deficiência auditiva.

“Com esta capacitação do servidor, a população estará melhor assistida, pois poderá contar com esse profissional que conseguirá se comunicar e atendê-la de forma inclusiva. Este ano, ainda devido às restrições da pandemia, foi possível capacitar apenas uma turma e com número reduzido de participantes. Mas, já está planejado para o ano que vem a formação de novas turmas”, disse a diretora de recursos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *