Em uma manhã ensolarada de domingo (12), intercalada com forte pancada de chuva, o Ivipa desbancou o Grêmio, que jogava em casa, para erguer a taça de campeão da Copa Luiz Miranda de Futebol Amador. O irmão do homenageado com o nome do torneio, Vicente Resende, veio de Manhuaçu, para participar da premiação. A competição foi a retomada depois de suspensa por impacto da pandemia. Conforme agentes públicos presentes na cerimônia, o Campeonato Itabirano de Futebol Amador de 2022, será o maior da história. A secretária de esportes, lazer e juventude, Natália Lacerda de Faria, antecipou que haverá times femininos na competição organizada pela Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA).
O jogo
A partida foi equilibrada e com poucos lances de emoção. O goleiro Felipe do Ivipa, escolhido melhor da posição, assim como o adversário, Paulinho, tiveram poucas intervenções consideradas importantes. O jogo transcorreu entre as intermediárias, com ligeira vantagem para o Ivipa, de maior potencial ofensivo. O meio campo comandado por Felipe Reis prendia a bola no setor, amparado com a figura marcante defensiva do zagueiro Breno, o capitão do time campeão foi absoluto. O Grêmio se limitava a cruzamentos na área, chutes de média distância e cobrança de faltas através de Kleber Binha. Além de apostar em lances individuais de Allan Delon, que brigava pela artilharia, com dois gols a menos que o goleador principal, Jeffeson, eliminado nas semifinais pelo Vila Nova.
O gol
Depois de encerrado o primeiro tempo sob um verdadeiro temporal que durou cerca de 10 minutos, a etapa final teve sol forte. Diante do clima, o árbitro Robson Luiz “Bita” optou por parada técnica para reidratação, assim como na primeira parte da partida. Logo aos 10 minutos, o gol do título: lançado da defesa para o ataque na chamada “ligação direta”, o meia Leonan, em passe de efeito, encontrou o centroavante Elvinho, que com sutileza desviou a ponto de impedir defesa do goleiro Paulinho, no canto direito, alto. Dono do resultado restou ao Grêmio esboçar pressão, mas corria riscos nos contra ataques. O Ivipa conseguiu segurar o resultado até o apito final. Ao final comemoração dos torcedores em caravana da vila Paciência, até o bairro Praia, no estádio Prudêncio Silva, palco da entrega do título.
Grêmio: Paulinho; Breno, Fernando, Aldo e Paulo Jorge (Jean); Paulo Henrique (Weuller), Luiz (Wagner), Shell, e Kleber Pinha; Allan Delon (Talisson) e Léo (Lucas Sassá). Técnico: Nelson.
Ivipa: Felipe; Gui, Breno, Natan e Caio; Felipe Reis (Kenner), Gueguê, Neguinho (Theco) e Leonan; Talinho (Felipe) e Elvinho. Técnico: Roger.
Arbitragem: Robson Luiz “Bita”
Ciro Gomes de Castro
Damião Sotero
Público: 1200 torcedores por controle de acesso
Deixe um comentário