Pesquisa indica que 80% dos consumidores têm dificuldades no acesso ao crédito

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista aponta que 80% dos consumidores brasileiros já tiveram problemas ao tentar solicitar crédito no mercado. As principais causas apontadas pelos entrevistados são ter restrição no nome (CPF com dívida vencida e não paga, registrada nos serviços de proteção ao crédito), fator mencionado por 51% dos respondentes, e possuir score de crédito baixo (31%). Em seguida, não ter como comprovar renda (12%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (2%).

O levantamento da Boa Vista também constatou que 35% dos consumidores ainda não sabem o que é o Cadastro Positivo, considerado um dos principais meios para se melhorar o score e ampliar o acesso ao crédito do brasileiro. E, dentro desse grupo, 90% desconhecem os canais nos quais podem consultar o seu score de crédito e até mesmo se já têm informações de pagamento contidas no Cadastro Positivo.

“A lei que autoriza o envio dessa informação de forma automática aos gestores de bancos de dados, como é o caso da Boa Vista, está em vigor desde julho de 2019. Atualmente, o Cadastro Positivo é composto por informações de pagamento enviadas por instituições bancárias e empresas de telefonia, mas muito em breve deverá receber também as das empresas de saneamento e energia”, explica Lola de Oliveira, diretora de marketing e relacionamento ao cliente da Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *