Como economizar energia em ambientes domésticos

A alta na conta de energia tem sido uma preocupação constante dos brasileiros. Banhos mais curtos, trocas de aparelhos domésticos por modelos mais econômicos e luzes sendo acesas cada vez mais tarde são algumas mudanças de hábitos que a população vem adotando. Ainda assim, muitos lares sentem que, apesar dos esforços, pouco muda no bolso. Com a chegada do verão e as festas de fim de ano, a tendência é que o consumo aumente ainda mais.

Muitas pessoas começam a buscar alternativas para manter as tradições e aproveitar a estação, sem extrapolar a conta de luz. “Aproveitar a iluminação natural dos ambientes é a melhor forma de economizar, porém sabemos que nem todos têm essa opção. Então, uma boa dica é apostar nas lâmpadas de LED, pois além de ajudarem na diminuição do consumo de energia elétrica, esse modelo também é indicado para decoração de Natal”, comenta Renata Pocztaruk, arquiteta de decoração.

É necessário planejar a iluminação correta de lâmpadas no espaço evita que o morador ligue várias fontes de luz ao mesmo tempo. As luzes LED (apesar do valor elevado) são as mais indicadas, pois consomem bem menos energia. Ao sair, apague a luz: pode soar clichê a dica, mas não custa nada enfatizá-la. Ao deixar um cômodo, mantenha as luzes apagadas. Aos esquecidos de plantão, vale investir em sensores, pois eles automaticamente desligam a luz na ausência de movimento no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *