Atitude empreendedora em tempos de crise

Observar o mercado em que se desejam investir e como ele está se comportando durante a crise é um dos pontos mais importantes. Vale avaliar se o cenário atual é algo que tende a permanecer ou é passageiro, como no caso das redes que atuam no delivery e tiveram um boom de demanda, ou mesmo as redes de vestuário que tiveram queda na procura dos consumidores.

Fazer contas para reduzir riscos! Em um momento de crise fica claro para o empreendedor, seja ele individual ou franqueado, a necessidade de manter a saúde financeira do negócio em dia. Muitas empresas fecharam as portas justamente por não terem caixa para pagar as contas. O empreendedor que começar sem o capital de giro necessário para sustentar o negócio nos primeiros meses pode sentir dificuldade num cenário econômico como o que estamos vivendo.

Estar atento e atuar em diferentes meios. Não vale a pena, por exemplo, investir num segmento ou numa marca que esteja presente apenas com lojas físicas, sem nenhuma outra forma de atendimento ao consumidor final. Ficou mais do que provado nesse último ano que a dependência de um único canal é arriscada, e acaba sendo ineficaz para atender o consumidor nas suas mais diversas jornadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *