Endividamento obriga empresas a criarem estratégias contra a inadimplência

Finance Concept – Calculator, Brazilian Money and Pen

O endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior patamar dos últimos 12 anos, de acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados na última segunda-feira (29). O efeito imediato desse crescimento do número de pessoas endividadas, segundo especialistas, é o aumento na procura por crédito, apontado como a forma mais eficiente para que o consumidor consiga recompor seu poder compra. Isso evidencia a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço de avaliação de crédito, com métodos e tecnologias de ponta, por parte de varejistas e empresas de bens e serviços, principalmente dos pequenos e médios negócios, para minimizar o risco de inadimplência.

“A análise de crédito ainda é a ferramenta mais segura para o setor enfrentar o endividamento. Com o uso correto desse instrumento, é possível tomar decisões que acarretam riscos menores e, consequentemente, reduzem os prejuízos. É importante que a análise de crédito contenha informações suficientes sobre o histórico de pagamento desse consumidor, entendendo seu comportamento financeiro para, assim, avaliar corretamente a capacidade de honrar a sua dívida”, explica Humberto Bocayuva, head de marketing de uma das maiores empresas de inteligência de crédito do país e uma das gestoras do Cadastro Positivo. Para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva e eficiente, evitando constranger o consumidor que possa estar em uma situação pontual de inadimplência, é preciso estudar detalhadamente cada caso.

É necessário repensar a forma de fazer análise de crédito, já que ainda hoje, muitas empresas fazem a análise de crédito avaliando apenas os dados de negativação. No entanto, com o Cadastro Positivo, implementado no país em 2019, também é possível ter acesso ao histórico de pagamentos do consumidor. O empresário deve valorizar os bons pagadores e ter controle das informações, como uma das estratégias para evitar a inadimplência em longo prazo é conhecer o comportamento financeiro do cliente, valorizando e dando atenção aos bons pagadores registrados em um negócio. Uma orientação básica é auxiliar os devedores no controle das dívidas, e negociar e facilitar o pagamento para os clientes. Já que o cliente precisa entender os benefícios de não atrasar ou deixar de pagar um compromisso financeiro.

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