Ciência é aliada contra o excesso de ruídos e vibrações

O laboratório da Carste Ciência Ambiental obteve a primeira certificação da norma ABNT NBR ISO/IEC17025, abrangendo a medição de velocidade de partícula de pico e pressão acústica segundo a ABNT NBR 9653:2018. Com a certificação, emitida pela Rede Metrológica de Minas Gerais, o laboratório ficou altamente habilitado a prestar serviços de medição de vibrações sísmicas em áreas urbanas, com renovação a cada dois anos por meio de auditoria externa.

A implantação da ISO 17025 em um laboratório possui diversas vantagens na prestação de serviços como, aumento da segurança; aprimoramento dos processos; melhoria na qualidade global; diminuição dos custos operacionais; melhora na imagem da empresa no mercado; conquista de novos mercados; reconhecimento e aceitação internacional das atividades.

Com a renovação da certificação em 2020, o laboratório aumentou seu escopo de serviços reconhecidos com medições de vibrações em cavernas, construção civil e monitoramentos. “As medições são condições imprescindíveis para comprovar se a fonte geradora respeita os limites estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais, órgãos ambientais em âmbito federal, estadual e municipal”, explica a gerente de qualidade, Suelen Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *