Itabira: Procon orienta sobre fraudes na Black Friday

No dia 26 de novembro acontece em todo o país à tradicional Black Friday. A proposta do comércio é realizar um dia de promoção em todos os setores para alavancar as vendas. O evento atrai consumidores tanto para vendas físicas quanto online. Para evitar que os clientes sejam vítimas de promoções falsas, o Procon prepara uma mobilização com alertas para que os consumidores estejam atentos e não caiam em golpes. O monitoramento realizado pela Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor de Itabira tem o objetivo de evitar promoções e descontos enganosos. Assim, qualquer transgressão ao código de defesa do consumidor deve ser denunciado, na avenida Vila Lobos, 82, loja 4, Esplanada da Estação, com horário agendado de 08h30 às 12h e de 13h às 16h30.

“Com o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19 aumentou consideravelmente o número de compras feitas pela internet e consequentemente tem sido registrado mais fraudes no órgão que atende ao consumidor. Agora a preocupação redobra, devido à avalanche de ofertas da Black Friday. Vendas pelo telefone celular e aplicativos de troca instantânea de mensagens, são ambientes propícios para aumento de fraudes”, orienta a secretária do Procon, Vírgínia Magalhães Menezes Cruz. A ação permitirá que o órgão de defesa do consumidor autue as empresas que praticarem publicidade enganosa e abusiva ou descumprirem ofertas expostas em cartazes e panfletos.

Vírgínia Magalhães Menezes Cruz

De acordo com a responsável pelo órgão de defesa do consumidor, a proposta de vendas com o slogan “Black Friday” ganha força no formato de vendas online, ainda mais com o protagonismo que as compras pela internet ganharam na pandemia. O Procon de Itabira dá dicas importantes para quem quer aproveitar o período de compras com mais segurança. Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Muito cuidado com ofertas enviadas por e-mail, por SMS, redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece. Para verificar a segurança da página, você deve verificar se a página tem um cadeado que aparece no canto esquerdo da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, porém não informe seus dados do cartão pelas redes sociais. Atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária. A compra realizada com cartão de crédito, caso apresente algum problema é mais fácil conseguir ressarcimento junto ao banco. O site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser constatada. A página virtual também é deve disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A orientação é que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compra durante a Black Friday, registre sua reclamação pelo whatsapp (31) 3839-2943.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *