O 1º Festival Internacional Literário de Itabira (Flitabira) foi aberto quinta-feira (27), na praça do Centenário, abrindo a contagem regressiva para os 120 anos do Poeta Maior. “O evento coloca Itabira definitivamente na rota do cenário literário internacional,” disse o prefeito Marco Antônio Lage. O tema central é a “Pedra e o sino,” alusão ao poema de Drummond do Século XX. Assim, a abertura teve o concerto no Sino Elias, na Catedral Nossa Senhora do Rosário.
A abertura, desfile de marujadas de Itabira e apresentação da companhia de dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte. Também foram exibidas entrevistas mediadas pelo produtor cultural Afonso Borges, idealizador do Festival. A estrutura com palcos, área gourmet e biblioteca recebeu bom público. Todos os visitantes tiveram de apresentar cartão de vacinação contra a covid-19 ou aplicativo Conecte SUS, comprovando as doses do imunizante da doença.
Marco Lage parabenizou a estrutura do evento e sua grandeza. “O Flitabira coloca a cidade no cenário literário internacional e vai se tornar um dos eventos mais importantes da América Latina. A partir de agora e do próximo ano, escritores internacionais virão para Itabira e os escritores da cidade terão a oportunidade de lançar os seus livros, mostrar sua arte a partir de Itabira e daqui para o mundo”, disse.
Para o idealizador do evento, o jornalista Afonso Borges, Itabira é a cidade mais literária do país. Primeiro por ser a terra natal de Drummond e depois pela forma como o próprio poeta falou da cidade em toda a sua obra. “Desde a década de 1920, quando Drummond foi trabalhar na Imprensa Oficial, e começou a escrever as primeiras crônicas, até morrer, ele citou Itabira como uma cidade referência, de onde surgiu sua veia poética”, afirmou.
“O Flitabira representa um símbolo, um marco de um novo olhar para a cidade da poesia, para a cidade que queremos construir por várias mãos. A iniciativa vai dar a Itabira à magnitude que a cidade tanto sonhou para o desenvolvimento da cultura, do turismo cultural, trazendo uma nova vertente para a diversificação econômica do município”, disse o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara.
O prefeito Marco Lage anunciou uma novidade para a segunda edição. “Ano que vem será comemorado aqui no Flitabira os 120 anos de Drummond e os 100 anos do escritor português José Saramago. A atração já está definida e tem o apoio da viúva de Saramago que estará em Itabira para prestigiar o evento. Nossa cidade volta a respirar cultura, que está entranhada em nossos corações, em nossa cidade, em nossa terra”, finaliza.
Deixe um comentário