O internacional grupo Meninos de Minas se habituou a levar o nome de Itabira para o mundo. Ao completar 22 anos de atividades, em 26 de outubro de 2021, comemora o fato de marcar a vida de milhares de jovens que passaram pelo projeto. Conforme o coordenador, Cléber Camargo Rodrigues, são aproximadamente 3500 crianças e adolescentes que já integraram o elenco, durante toda a trajetória, com 11 apresentações fora do Brasil, além de convites de outros países que não houve como aceitar.
“São 22 anos plantando sementes e fazendo a cultura afro-mineira chegar a um público que normalmente não chegaria. Quando iniciamos não pensávamos que teríamos tantas conquistas. Hoje, temos um trabalho original, a ponto de comparecer a qualquer lugar no mundo, tocando as músicas autorais, de compositores mineiros ou canções de domínio público, cantadas a centenas de anos na marujada e congado. Não temos fórmula mágica, mas sim, vontade, desejo e paixão de ajudar a serem pessoas melhores,” disse Cléber Camargo.
Ao lembrar o reconhecimento conquistado, o coordenador do Meninos de Minas, destacou que mesmo não formando artistas em sua totalidade, formou homens e mulheres como cidadãos de bem, que orgulhosos destacam que fizeram parte do grupo, carregando sua essência até a atualidade. “Agradeço a oportunidade de poder mostrar um trabalho que é uma verdade que carrega baseado nos ritmos afromineiros,” disse Cléber. Dia 24 de outubro, o grupo se apresentou no evento de 173 anos de Itabira, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire.
O coordenador destacou também como base da longevidade, as pessoas que passaram pelo projeto. “Pessoas de Portugal me mandaram mensagem, lembrando 2009, quando receberam os Meninos de Minas, no palco principal do Encontro de Culturas, como uma grande estrela na música brasileira”, concluiu Cléber. A atual diretora de comunicação do grupo, cantora Maíra Baldaia, encerra neste domingo (31), o Festival Internacional Literário de Itabira (Flitabira). O show presencial será 20h, o primeiro dela, com público desde as restrições da pandemia, com destaques para seu novo trabalho, ainda em fase de produção.
Deixe um comentário