Sindicato Rural e Senar, com apoio da Una, qualificam quitandeiras

Foi realizado entre os dias 18 e 22 de outubro, o curso artesanal de salgados e doces para festas, no laboratório de nutrição do Centro Universitário Una. A oferta foi através do Sindicato Rural de Itabira, por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Foram formadas duas turmas, depois da qualificação com duração 24 horas-aula. A responsável foi a instrutora do Senar, Paula Figueiredo. Ela mostrou dicas e orientou sobre a escolha de ingredientes, que podem baixar o custo da produção, sem interferir no sabor.

“As duas turmas foram muito boas, e interessadas. Conversamos muito sobre a importância da qualidade do produto, desde a higienização, até a conservação. Não só o seguir da receita, propriamente dita, mas também os cuidados necessários. Foram mostradas práticas de higienização e armazenamento, dicas para um melhor preparo, independentemente de onde forem usar. Escuto muito: não sabia disso! Receitas boas achamos na internet, mas a teoria bem aplicada e a construção do prato, faz toda a diferença”, resumiu a instrutora do Senar.

Houve também troca de conhecimento, entre a professora e as quitandeiras mais experientes do grupo. As técnicas podem ser usadas em projetos de captação de recursos e renda em empreendimentos, ou na rotina, para evitar gastos na organização de festas familiares, ou encontro de amigos, por exemplo. As alunas absorveram a qualificação, demonstraram interesse em seguir no meio gastronômico, agora, com procedimentos que podem melhorar a rentabilidade do negócio, ao se adaptar antigas receitas a técnicas modernas e inovadoras.

“Já fiz vários cursos, e conhecimento nunca é demais. Fui tudo bem produtivo, para aperfeiçoamento. Vou usar em casa e recomendo o Senar. Esse já é o quarto curso que faço”, disse a aluna, Beth Monteiro. “Eu já conheço o Senar de outros cursos. Um jeito de ajudar na economia do lar, fazer o próprio alimento, e talvez empreender. Eu pretendo com meus filhos, montar uma pequena empresa. Recomendo o curso para todos que pretendam aprender”, revelou Cláudia dos Santos, que também integrou a turma de quitandeiras.

O local para realizar a qualificação foi o laboratório de nutrição do Centro Universitário Una. A instituição de ensino fraqueou sem custos, a utilização do espaço, que devido a pandemia, sequer tinha sido usado. “Já temos essa parceria com o Sindicato Rural a mais tempo, trazendo de outros projetos, como a Semana do Produtor Rural. Foi uma ideia fantástica e com prazer abrimos as portas do laboratório, que sequer tinha sido estreado. Oportunidade muito boa para conhecer a nossa estrutura. Fique à vontade para vir conhecer o nosso prédio”, disse Luana Soares, consultora da Una.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *