Itabira se destaca no enfrentamento à pandemia

A Prefeitura de Itabira, em parceria com a Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), promoveu sexta-feira (22) e sábado (23) seminário com a apresentação sobre o case de sucesso no enfrentamento à covid-19. A programação conta com palestras e discussões sobre todo o trabalho desenvolvido em Itabira para combater a doença, inclusive o de reestruturação de alguns serviços de saúde. Com o tema “2ª Onda Covid – Gestão de Crise”, houve palestras com a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciana Carmem Sampaio, e com o representante do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Fábio Racy.

“Esse seminário nos faz refletir sobre o que aprendemos com tudo isso, quais os próximos passos que precisamos dar. Isso é o mais importante nesse momento, até mesmo porque a pandemia não acabou. A vacina está se mostrando eficaz, mas temos que nos manter alertas e preparados. Temos que pensar e debater muito sobre esse assunto. Por isso esse encontro é muito oportuno e temos que fazer isso mais vezes. Agradeço muito a todos os profissionais da saúde e os parceiros que nos apoiaram nessa luta contra a covid-19”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

“Estamos aqui para compartilhar informações e fazer um retrospecto de como começou a pandemia, as questões que foram tratadas e as ações tomadas a partir deste ano diante do colapso assistencial que enfrentamos aqui em Itabira, especialmente no mês de março. Vamos mostrar também como saímos dessa situação, com ferramentas e ações de gestão. Hoje já estamos há seis semanas na onda verde do protocolo Minas Consciente. Assim, consideramos tudo isso um case de sucesso e queremos compartilhar com a microrregião assistencial de Itabira o trabalho que foi feito”, explicou a secretária, Luciana Sampaio.

A responsável pela SMS, também ressaltou a parceria do município com as instituições envolvidas. “A parceria entre a Vale, a Mercedes-Bens e o Hospital Albert Einstein, foi fundamental para nós. Em um primeiro momento de colapso assistencial, por exemplo, a Vale implantou 11 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) aqui na cidade e entregou para o SUS regular. E agora a parceria com a Unidade Móvel de Saúde, que tratou todos os pacientes sintomáticos respiratórios, atendemos a microrregião de Itabira e as microrregiões vizinhas também, como João Monlevade e Guanhães,” destacou Luciana.

Em seu discurso, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes ressaltou o trabalho dos profissionais da saúde em Itabira. “Trazer o conhecimento de tudo aquilo que passamos e as medidas a serem tomadas daqui pra sempre são muito importantes. A programação do seminário está dinâmica e objetiva. Parabenizo a Secretaria de Saúde e a toda a equipe que trabalhou incessantemente para esse resultado,” destacou Marco Gomes. Itabira está enfrentando a pandemia da covid-19 com responsabilidade e compromisso, seguindo os protocolos desenvolvidos pelo Governo de Minas Gerais (Plano Minas Consciente) e pelo Governo Federal, além das ações elaboradas pela SMS.

Resultado da parceria inédita entre a Prefeitura de Itabira, Vale, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Mercedes-Benz do Brasil, a Unidade Móvel de Saúde foi responsável por atender, gratuitamente, até 30 pacientes por dia, com serviços de tomografia computadorizada, gasometria arterial, três consultórios de teleatendimento médico e coleta de material para teste rápido de diagnóstico da covid-19. Itabira foi a primeira cidade no país a receber esse serviço. O Instituto Albert Einstein disponibilizou uma equipe composta por dez profissionais: médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *