Centenária capela em Serra dos Alves será reformada

Construída por volta de 1.860, a tradicional Capela de São José, em Serra dos Alves, passará por ampla reforma. A ordem de serviço para as obras foi assinada pelo prefeito Marco Antônio Lage quinta-feira (21), durante mais uma edição do programa Governo nos Bairros, dessa vez realizado no distrito de Senhora do Carmo. O prazo para os trabalhos é de 90 dias, contados a partir do dia três de novembro.

A empresa contratada é a Construtora Silva e Souza Ltda, que venceu a licitação ao preço de R$ 267.398,99. A reforma na capela centenária será geral e envolverá a estrutura elétrica, hidráulica, telhado, pintura e todas as melhorias identificadas pela Secretaria Municipal de Obras. Os trabalhos também consistirão na substituição do piso de cerâmica por piso de madeira, seguindo o projeto original da capela.

Patrimônio histórico de Itabira, a Capela de São José possui características coloniais, estrutura autônoma em madeira e vedação em adobe e pau-a-pique sobre embasamento em pedra. No interior do templo, uma inscrição da Fundição do Sino de São Paulo, datada de 1727, tem o nome do padre Santos Saez Acha, pároco responsável pela capela de 1923 a 1940.

“Essa capela histórica é um símbolo dessa localidade maravilhosa que é Serra dos Alves. Um povoado cheio de tradições, mas cada vez mais aberto ao mundo, por causa do turismo. Nosso compromisso é incentivar o crescimento deste movimento, sem abrir mão, claro, de fortalecer e respeitar as características do local”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *