Começa sexta-feira (22), 20ª Semana Drummondiana

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove entre os dias 22 e 31 de outubro a 20ª Semana Drummondiana. O evento focado na temática literária celebra os 119 anos do nascimento de um dos mais importantes autores da língua portuguesa: Carlos Drummond de Andrade. Ocorrendo nos espaços culturais da FCCDA, a semana tem como objetivo estimular a produção literária local, difundindo e promovendo a sua democratização.

Promovida tradicionalmente em Itabira durante os meses de outubro, o evento dedicado à literatura contará com uma programação com a participação de diversos autores renomados, estudiosos, pesquisadores literários, estudantes e artistas convidados. Dentre as atividades da grade estão: espetáculos cênicos, apresentações musicais, oficinas, intervenções poéticas, exposições, lançamento de livros, debates, palestras, mesas redondas e saraus poéticos, biblioteca itinerante, concurso literário, dentre outras.

Em Itabira, a poesia é considerada um patrimônio histórico cultural e imaterial. “A Semana Drummondiana impulsiona o incentivo à leitura e ao conhecimento de forma lúdica. Essa edição será especial por ter a proposta de envolver a cidade com ações visando o encantamento e a sensibilidade poética. A temática ‘A cidade toda poética’ inspira a importância do envolvimento de Itabira pela obra drummondiana, tornando-a única e especial”, explicou o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

Marcos Alcântara

“É uma alegria participar das celebrações dos 119 anos do nascimento de Drummond nesta 20ª Semana Drummondiana, promovendo a literatura por meio de diversas linguagens e manifestações artísticas. Experiências como essa e como o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que o Instituto Cultural Vale também abraça, incentivam o hábito da leitura e a formação de novos escritores, de forma lúdica, dialógica e inclusiva”, ressalta Flávia Constant, gerente executiva de Investimento Social e Cultura da Vale.

O prefeito Marco Antônio Lage destaca a importância do evento para o calendário cultural regional. “A Semana Drummondiana já é tradicional em Itabira e marca o mês do aniversário de Drummond, nosso grande poeta e filho ilustre. Acima de tudo, Itabira parte para um modelo ainda mais intenso de celebrar o escritor. Dessa vez, o evento foi ampliado com o Flitabira, que vem para perdurar no calendário não só regional, como de todo o Brasil. Ambos destacam o nosso grande patrimônio cultural que é o Carlos Drummond de Andrade,” disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *