Os efeitos sociais e econômicos da pandemia têm afetado significativamente a saúde mental de jovens brasileiros. Segundo pesquisa do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), essa faixa etária foi a que mais sofreu com ansiedade e depressão, por conta do isolamento social imposto pela covid-19. Com intuito de apoiar a conscientização a respeito da saúde mental, estudantes do Colégio Santa Maria Minas, em Belo Horizonte (MG), criaram o projeto Luztina.
O grupo de estudantes decidiu se unir para pensar em como utilizar a tecnologia para ajudar outros jovens com transtornos de saúde mental, dentro e fora da escola. Os alunos tiveram a ideia de criar um site que reunisse informações acessíveis sobre o tema e possibilitasse atendimento gratuito para as pessoas cadastradas. Na plataforma, os usuários poderão se cadastrar, para receber informações sobre as consultas gratuitas de terapeutas e psicólogos.
Além de marcação de consultas, os estudantes pretendem que o projeto tenha uma sessão dedicada a atendimentos emergenciais, para pessoas que não possam esperar um atendimento com hora marcada. Os alunos também querem que o site tenha conteúdos de meditação e músicas relaxantes para ajudar a dormir ou controlar a ansiedade. A ideia do grupo é extrapolar os muros da escola, fazendo parte da clínica de psicologia da universidade. Para acessar o site, clique aqui.
Deixe um comentário