Em parceria com o Instituto Espinhaço, Pico do Amor recebe plantio de mudas

Em comemoração ao aniversário de Itabira, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Espinhaço, plantou 173 mudas nativas no Pico do Amor, próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, com a proposta de recuperar a área devastada pela queimada. A ação foi realizada neste sábado (9) com a participação da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), e da comunidade.

“Plantamos aqui dezenas de mudas de árvores para recompor o que recentemente foi destruído pelos incêndios criminosos. Além disso, o plantio é um símbolo de reconstrução da nossa cidade. As mudas interferem diretamente na arborização, no clima, na estética e na temperatura. E isso tudo faz parte do nosso projeto”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage.

“Estamos trabalhando muito para prevenir as queimadas e também melhorar a qualidade do ar de Itabira. Para que isso ocorra  é necessário que a cobertura vegetal aumente. São 173 anos de busca pela emancipação econômica, já que a política aconteceu,  e 173 anos também de busca pela sustentabilidade”, reforçou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Denes Lott.

As mudas plantadas correspondem às espécies descritas nos poemas de Drummond: araçá e jatobá. Para o diretor de comunicação institucional do Instituto Espinhaço, Sérgio Nesio, a história da instituição vem sendo escrita em Itabira. “Desenvolvemos um trabalho socioambiental não só nas propriedades rurais de Itabira, mas também nas áreas públicas da Prefeitura onde as pessoas possam usufruir desse contato com a natureza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *