A Fundação Comunitária de Ensino Superior (Funcesi), em parceria com a Prefeitura de Itabira e a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, prestou homenagens ao centenário de nascimento do ex-bispo dom Mário Teixeira Gurgel. A cerimônia de start ocorreu dia seis de outubro. A memória do sacerdote foi lembrada com demonstrações culturais de artistas itabiranos, uma contagem regressiva para a data dos 100 anos, completos no próximo dia 22.
Um painel de cerâmica feito pelo artista plástico Luiz Eugênio Quintão Guerra “Genin” foi instalado no hall de entrada da Funcesi. A obra é composta por um mosaico de quadros com imagens de dom Mário e Carlos Drummond de Andrade, além de mostrar cenários itabiranos como a presença da mineração e do centro histórico. “Eu parti dos pilares que representam o patrimônio da cidade: dom Mário, Drummond, mineração e Funcesi. Procurei retratar também a parte antiga e colonial de Itabira. Tudo com harmonia”, disse Genin.
Ainda como homenagem, foi aberta a exposição com fotografias que contam os feitos do ex-bispo. As imagens cedidas pela Diocese fazem parte do acervo e podem ser visitadas no pátio da Funcesi, próximo ao auditório. Para o presidente da instituição de ensino superior, Jorge Borges, acolher as homenagens a Dom Mário é muito importante e grandioso. “Com ele criava-se uma energia tão grande, sempre com aquela humildade e simplicidade. Um exemplo que nós temos aqui é na Funcesi, que fez 28 anos”, reforçou Jorge Borges.
A Companhia Itabirana de Teatro também marcou presença na cerimônia com uma peça teatral sobre dom Mário. A apresentação arrancou gargalhadas do público, além de despertar o interesse pela trajetória do sacerdote. “Sorte a minha de ser prefeito no ano de centenário dele. Nós temos um desafio enorme pela frente, mas temos como missão inspirar-se com exemplos como o de Dom Mário para vencer esses desafios. Histórias como a dele nos dão coragem”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage.
Deixe um comentário