Itabira: ações pontuais para manter trafegabilidade durante período chuvoso

A Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) realiza intervenções para preparar a infraestrutura da cidade para a chegada do período das chuvas. O esforço da equipe está canalizado em realizar ações simultâneas e pontuais durante a estiagem para garantir a segurança da comunidade nos próximos meses. Obras como drenagem de pontos de alagamento, manutenção nas estradas rurais e limpeza de bueiros fazem parte das intervenções realizadas.

De acordo com o secretário de Obras, José Maciel Paiva, as ações são chamadas de “profilaxia” por serem consideradas determinantes para a segurança da infraestrutura, medidas relativamente simples e de baixo custo para o município, mas com grande impacto preventivo. “Nós estamos há mais de dois meses fazendo a limpeza sistemática de toda a rede de drenagem da cidade. Isso inclui todas as bocas de lobo, além de desobstruir as tubulações e construir parte da rede de drenagens que estavam danificadas”, afirmou o gestor da SMOTT.

José Maciel Paiva

Nesse processo, por exemplo, a secretaria executa a drenagem na avenida Humberto Campos, no bairro João XXIII e Santa Ruth. “Esse tipo de serviço a gente também chama de ‘invisível’, ele não é perceptível pela população porque é um trabalho de formiguinha e subterrâneo, porém muito importante. Todo o esforço vai trazer um ganho que precisamos para passar pela estação de chuva com menos problemas possíveis referentes as águas pluviais”, destacou Maciel.

A força-tarefa implantada para desentupir as redes de drenagem já retirou cerca de 500 toneladas de lixo e entulho de mais de mil bueiros em Itabira. A ação contribui para que a força das enxurradas não causem danos maiores, além de ser uma economia para os cofres públicos, já que as obras de reparo sempre são mais caras que as preventivas.Outro foco de atuação é a manutenção nas estradas rurais, necessária para garantir boas condições de tráfego, não só aos motoristas, mas também aos moradores.

Atendendo ao pedido da população, as estradas das comunidades dos Gatos, Bateias, Areias, Capoeirão, Ribeirão São José, Machado e Turvo receberam melhorias, como também a estrada da Itagracel, no Distrito Industrial. O asfaltamento das quatro ruas do distrito de Ipoema segue a todo vapor. Com investimentos de R$ 571 mil, o projeto contempla as ruas José Alves Portela, Algodão, Osvaldo Costa e Bela Vista, vias completamente sem pavimentação. O asfaltamento será entregue à comunidade em dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *