SOS realiza programa “Inclusão Produtiva”

O programa “Inclusão Produtiva” desenvolvido pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) atende encaminhamentos intermediados pelos Centros de Referência da Assistência da Social (Cras) de Itabira, ferramenta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A finalidade é o encaixe das pessoas em situação de vulnerabilidade, para cursos de qualificação, ou até mesmo vagas no mercado de trabalho. Há casos até de orientação para se construir de forma correta, o currículo.

Cras Central

“Os usuários são encaminhados pela rede, depois de previamente cadastrados. Montamos o perfil profissional de acordo com as vagas que vão surgindo. Até mesmo na capacitação para o emprego, fazemos esse encaminhamento. Objetivo do programa é a inserção no mercado de trabalho,” explicou a coordenadora do SOS, Cleimilda Oliveira Silva. Os encaminhamentos são feitos para empresas com vagas inseridas na unidade local do Serviço Nacional do Emprego (Sine).

Sine unidade Itabira

“Fazemos a pré seleção, em acordo com o solicitado pela empresa, e os requisitos que os usuários têm para a vaga. Atualmente, está em torno de 400 pessoas desde 2017, quando começamos a realizar esse procedimento. Existe uma dificuldade muito grande do usuário de Assistência Social em ter acesso a essas informações,” disse a coordenadora do SOS. A intermediação contribui principalmente,  pessoas que precisam do auxílio na busca ativa por oportunidades.

“Conseguimos levar essa informação e ajudar para que participe do processo seletivo, ou inscrições em cursos gratuitos. Entramos em contato periodicamente para saber como está o andamento da oportunidade, e se está sendo aproveitada,” informou Cleimilda. É agendado o primeiro atendimento, posteriormente feita a apuração e o levantamento da vaga. O candidato sai do SOS com o currículo pronto, alguns até contratados. Para informações adicionais o telefone/whatsapp do SOS (31) 3834-2366, entre 7h e 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *