Museu do Tropeiro: ferramenta para fortalecer a atividade turística rural

Na reabertura do Museu do Tropeiro, em Ipoema, na noite de sábado (25), o chefe do Poder Executivo Municipal, Marco Antônio Lage traçou planos para a área rural de entorno dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, e reinterou a pretensão de asfaltar a rodovia que interliga os dois destinos turísiticos de Itabira.

Com a melhora no cenário epidemiológico do município, o Museu do Tropeiro foi reaberto. O equipamento cultural conserva relíquias dos viajantes que contribuíram para a história de Minas Gerais. São aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. Neste início, as visitações ainda serão limitadas a grupos de dez pessoas, sempre de terça a domingo.

“Sem dúvidas, é um momento que reapresenta uma mudança de rumos para o Museu do Tropeiro. A gente enxerga esse equipamento como um fomentador da economia criativa aqui na região dos distritos”, disse a gerente do Museu, Tayane Campos, ipoemense e neta de um tropeiro que percorreu Minas Gerais.

“O Museu do Tropeiro é uma referência para a Estrada Real e para toda a história que aqui já aconteceu”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires. “Estou muito alegre pela reabertura. É a reabertura de Itabira para o turismo, para Minas e para o Brasil”, comentou o vice-prefeito Marco Antônio Gomes.

Turismo rural

De Ipoema, o prefeito Marco Lage fez questão de manifestar a satisfação de estar “em casa” para a retomada do Museu do Tropeiro. “Um dos melhores equipamentos turísticos de Itabira, em melhor estado de conservação. Claro que ainda há muito que ser feito para desenvolver e melhorar ainda mais, mas estamos no caminho certo”, disse.

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que a atividade turística será um dos pilares para o desenvolvimento econômico de Itabira na pós-mineração. Marco Antônio citou a influência de Carlos Drummond de Andrade, mas elencou também o potencial das belezas naturais dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

“É por isso que tenho insistido tanto na necessidade do asfaltamento entre os dois distritos. Nós vamos fazer. Será uma estrada especial, mais ampla, justamente para impulsionar a atividade turística. Não é só colocar asfalto. É um símbolo de desenvolvimento e de geração de emprego”, enfatizou Marco Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *