Ações para prevenir incêndios nas unidades de conservação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) mobilizou uma força-tarefa para construir aceiros nos limites das unidades de conservação de Itabira. A equipe esteve na região da Serra dos Alves para execução dos trabalhos com foco no Parque Natural Municipal Alto do Rio Tanque. Construir aceiros é uma técnica utilizada para prevenir ou atrasar os incêndios. A principal função é manter o espaço limpo, evitando a propagação de incêndios.

Diego Pimenta

Foram feitos 2.000m2 de aceiro no contorno da unidade, além das faixas construídas nas margens das trilhas da Cachoeira Coca-Cola e do Mirante. O mesmo foi feito nos arredores da Mata do Intelecto, acompanhando toda a extensão do parque. Não foi necessário fazer aceiros próximos ao Parque Natural Municipal Ribeirão São José e a Reserva Biológica da Mata do Bispo porque ambas as unidades fazem divisa com a empresa Cenibra, que já constrói as faixas constantemente.

“Todo o nosso esforço tem como finalidade a prevenção das queimadas. Os aceiros servem de estrutura auxiliar para eventuais combates a incêndios florestais”, afirmou o secretário Denes Lott. “As queimadas causam diversos danos ao meio ambiente como a perda de biodiversidade, afugentamento e morte dos animais, além de empobrecer o solo. Ainda, a fumaça causa sérios problemas à saúde humana”, reforçou Diego Pimenta, superintendente de Meio Ambiente.

Denes Lott

A força-tarefa é resultado do empenho das discussões propostas pelas equipes da Prefeitura de Itabira, órgãos ambientais e de segurança durante uma reunião online realizada na última segunda-feira (20). Na conversa, o grupo esteva empenhado em buscar soluções para evitar novas queimadas de grandes proporções em Itabira, após o município sofrer com sucessivos incêndios nas semanas anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *