Itabira participa do programa estadual Saúde em Rede

Com o objetivo de melhorar o serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão, Itabira agora faz parte do programa estadual Saúde em Rede. O município foi escolhido para compor a 2° fase do projeto estratégico que propõe o desenvolvimento de um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais. A secretária de Saúde de Itabira, Luciana Sampaio, esteve na cidade-administrativa em Belo Horizonte para assinar o termo de adesão ao Saúde em Rede, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

“O projeto estratégico Saúde em Rede é um processo de educação permanente na atenção primária. Ele visa a organização da gestão com foco nas necessidades do usuário. O usuário que dá a demanda do que ele precisa, além de oferecer a padronização do atendimento. É um trabalho muito interessante porque não precisa de investimento financeiro, apenas da disponibilidade organizacional”, disse Luciana.

De acordo com a secretária, uma das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) será definida como laboratório e será responsável por realizar oficinas a partir dos conhecimentos adquiridos nas formações oferecidas pelo Estado. Nesta unidade serão desenvolvidas atividades de tutoria e lá será a referência para as demais unidades de saúde, onde gestores e profissionais da área irão aprender na prática o como se faz.

“Toda essa mobilização vem em um momento importante para Itabira porque estamos publicando o nosso Plano Plurianual (PPA) e vamos apresentar o nosso plano de metas. O governo do prefeito Marco Antônio sempre teve como premissa empoderar e reorganizar para fortalecer a atenção primária da nossa saúde pública”, afirmou a secretária. Luciana Sampaio ainda destacou que o fato de Itabira ter se tornado uma referência em saúde, principalmente no controle da pandemia, deu mais chances ao município de conseguir essa parceria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *