Entenda o que é cirurgia combinada e quais são recomendadas

A cirurgia plástica combinada é uma boa alternativa para quem deseja realizar mais de um procedimento de uma única vez, podendo ser realizadas, bem como o nome diz, com a combinação entre dois e até três cirurgias em um único dia. A técnica pode ocorrer em diferentes partes do corpo: abdômen, glúteos, mamas, dentre outras, porém as combinações entre os procedimentos devem ter equilíbrio e “conversar” entre si.

“Para escolher as cirurgias que podem ser combinadas é preciso considerar o nível de complexidade, tempo e também as áreas do corpo. Os procedimentos mais indicados para este tipo de cirurgia são aqueles menos invasivos. Posso citar como exemplo a união da lipofracionada – que é a técnica minimamente invasiva para a retirada de gordura – com outras cirurgias”, explica o médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Cutait.

Dr. Victor Cutait

Não são todas as cirurgias que possibilitam a combinação entre si, seja na hora de realizar ou até na recuperação. Segundo Cutait, como citado acima, um bom resultado de combinação é a lipofracionada com outros procedimentos, já que a técnica é realizada em etapas e com anestesia local, o que permite um menor trauma cirúrgico e uma recuperação mais rápida, comparada com a lipoaspiração comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *