A estiagem dos últimos meses tem agravado o crônico problema da distribuição de água em Itabira. Para este fim de semana, a previsão é de que o recurso falte em boa parte do município, segundo análise dos reservatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As equipes da autarquia irão intensificar as manobras para minimizar o impacto do desabastecimento, e faz apelo pelo uso consciente os recursos hídricos.
Sem as chuvas, as estações de Pureza e Gatos estão praticamente exauridas. A mineradora Vale tem feito esforços para entregar os 160 litros por segundo pactuados em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, mas não tem conseguido manter o índice todos os dias. A empresa tem utilizado caminhões-pipas diariamente para incrementar o sistema de distribuição.
Durante esta semana, a estratégia apresentou resultados e os reservatórios conseguiram atender as residências, ainda assim com a necessidade de manobras. Na sexta-feira (17) problema técnico comunicado pela Vale fez com que os reservatórios se esvaziassem rapidamente. A autarquia e a mineradora buscam soluções em conjunto para que o abastecimento de água na cidade seja normalizado o mais breve possível.
Deixe um comentário