Prefeitura anuncia proposta acima de 16% em ganho real para o servidor

A Prefeitura de Itabira encaminhou à Câmara Municipal, Projeto de Lei (PL) para reajuste salarial aos servidores. O texto da matéria prevê 10,67% de majoração, mas o aumento real chega a 16,62%, já que parte do reajuste retroage a janeiro de 2016. O PL encorpa uma política de valorização adotada pela atual administração, que, ao final do próximo ano, terá incrementado em mais de 30% a remuneração mensal dos servidores.

Marco Antônio Lage

O primeiro parágrafo do projeto encaminhado à Câmara autoriza o aumento de 1% sobre o salário do servidor desde o dia 1º de janeiro de 2016 (portanto, 6,15% incluindo o ano corrente), a ser pago até o dia 31 de dezembro de 2021. Já o parágrafo segundo autoriza a concessão de 4,67% de reajuste em 2 de janeiro de 2022; 2,5% em 1º de julho de 2022; e mais 2,5% em 1º de dezembro de 2022 (totalizando os 16,62% somando todos os percentuais).

Com a revisão anual de 2021/2022, prevista para março do ano que vem, estimada em torno de 9%, ao fim de 2022 o acréscimo nos salários estará em torno de 27,11%, valor que será somado aos 5,45% concedidos em 2021. O projeto encaminhado à Câmara atende a uma demanda apresentada pelo sindicato dos servidores públicos desde 2016, com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado em 2015.

Prefeitura de Itabira

“É algo que sempre disse à minha equipe: precisamos recuperar esse tempo perdido. Isso ficou bem claro na nossa primeira negociação, quando fechamos o reajuste de 2021 em apenas uma reunião com o sindicato. É a visão que queremos fortalecer a cada dia na administração pública, de que os trabalhadores que aqui estão são fundamentais para uma gestão bem-sucedida e, por consequência, uma cidade melhor para se viver”, comenta o prefeito Marco Antônio Lage.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Gilberto Ramos, os reajustes se adequam ao limite de gasto com folha de pessoal preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Atualmente, o município tem 35% de seu orçamento comprometido com a remuneração dos servidores. Com os aumentos, ao fim de 2022, a folha consumirá 39% do orçamento, ainda muito distante dos 60% instituídos pela LRF.

Gilberto Ramos

O reajuste será aplicado aos servidores da Prefeitura de Itabira, aos empregados da Itaurb, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), aos servidores do ItabiraPrev e da Câmara de Vereadores. A lei passa a valer tão logo seja aprovada pelo Legislativo.

“Um movimento que valoriza a classe de servidores e que, ao mesmo tempo, acarreta em melhoria no atendimento e na prestação de serviços aos itabiranos. Logicamente, trabalhadores mais valorizados são trabalhadores mais felizes e, consequentemente, mais bem dispostos a entregar melhores ações. É um ciclo virtuoso que começa de fora para dentro. Vamos fazer bem o dever de casa e a população sentirá isso”, conclui o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *