Conselhos de Desenvolvimento Rural, e de Educação passarão por adequações na composição

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira foi realizada dia oito de setembro. Em pauta, a reestruturação de dois conselhos municipais, sendo as matérias aprovadas em primeira votação, por unanimidade. A matéria que propõe modificar a composição dos conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Educação. O primeiro, em sua atual estrutura, os representantes dos agricultores familiares têm direito a mais de 50% das cadeiras e o restante é dividido para diversas instituições.

Segundo a justificativa da matéria, em Itabira, os agricultores familiares não constituem a principal categoria de produtores rurais. Sendo assim, o projeto tem por objetivo garantir a participação de pequenos, médios e grandes produtores. O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável ganhou cadeiras para representantes da Associação de Comunidades Rurais, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), uma vaga para a Associação dos Apicultores de Itabira e Região (Aapitar) e duas cadeiras para produtores rurais independentes.

Educação

O Conselho de Educação terá como membros as secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Esportes, Lazer e Juventude, de Obras, Transporte e Trânsito, de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, da Procuradoria-Geral do Município, Câmara Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi) e do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *