Queda no nível de reservatórios abastecidos pela Vale causa falta d’água em Itabira

Em pelo menos 20 comunidades de Itabira, bairros e vilas, há desabastecimento de água, informou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. Foram atingidos: Santa Rosa, Juca Rosa, Praia, Colina da Praia, São Francisco, São Marcos, Santa Tereza, Gabiroba, Água Fresca, Aboboras, Conceição, Valência, Santa Ruth, Amazonas, Sálica, Jardim dos Ipês, João XXIII, Jardim das Oliveiras, São Geraldo e Panorama.

Segundo nota publicada pela autarquia, na tarde desta sexta-feira (10) o motivo é a intermitência no fornecimento de água pela mineradora Vale, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para manter nível suficiente e necessário aos reservatórios. O Saae aguarda um posicionamento da mineradora para retomada do fornecimento de água, para que o abastecimento na cidade seja normalizado gradativamente.

A autarquia espera que outros bairros também não sejam atingidos. Como medida emergencial, manobras na rede têm sido realizadas para minimizar o impacto nas comunidades atingidas. “O Saae ressalta a importância do uso consciente da água em um momento crítico de estiagem, que tem demandando atenção em todo Brasil,” cita a publicação. A autarquia ainda alerta para a necessidade de comunicação imediata por meio dos canais de atendimento: 115, (31) 3839-1300 e pelas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *