Foi lançada nesta quarta-feira (8), a 16ª edição do festival gastronômico Circuito do Sabor, promovido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). O evento pretende resgatar a cultura culinária com releitura de pratos e ingredientes com histórias familiares, e ligados ao poeta maior Carlos Drummond de Andrade. A ideia é ter ênfase aos sabores regionais, destacando combinações típicas mineiras, nas lanchonetes, bares e restaurantes participantes.
“Nós estamos com o tema releitura de família. As pessoas em casa com a pandemia buscaram valorizar as famílias, mais comidas e histórias em torno da mesa de jantar. Sem um ingrediente específico, por mais que gostam, os participantes terão o livre arbítrio de escolher o que usar. Às vezes as receitas estão guardadas nos almoços de domingo. A intenção é trazer os clientes para os estabelecimentos, com pratos bem diferentes”, disse Ana Marta Martins, da comissão organizadora do evento.
As inscrições já começaram, e seis empresários presentes no lançamento já garantiram a participação no tradicional evento gastronômico, realizado desde 2005, e que ano passado, foi executado na modalidade delivery, devido as regras impostas pela pandemia. Ao contrário das outras edições, não haverá ingrediente específico, o que irá aguçar a criatividade na confecção dos pratos concorrentes. O Circuito do Sabor será entre 13 de outubro e 10 de novembro. A participação já traz publicidade aos estabelecimentos, e a atenção ao cliente será redobrada, com peso de 70% na escolha do vencedor.
“Estamos aprendendo, somando experiências e novidades. Esse ano com a releitura de pratos de família. Temos o objetivo de trazer a tona valores resgatados com a pandemia, valorizando a mesa posta, e o ato de cozinhar. Todos os estabelecimentos, tenho certeza, têm mais de um prato de família, e pretendemos levar isso para o público, para que possam degustar as receitas guardadas, e baseadas em obras de Drummond que resgatam o alimento e os valores regionais”, explicou Aline Cerqueira, diretora de comunicação da Acita.
Os interessados têm até 15 de setembro para se inscrever, procurando pessoalmente a Acita para preenchimento do cadastro e quitar o investimento: R$250 para associados, e R$360 para não associados. O plano de mídia contempla redes sociais patrocinadas, sites parceiros, emissoras de rádio, além dos canais da própria Associação Comercial, e dos parceiros: Prefeitura de Itabira e Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). O voto será pelo site: www.circuitodosabor.com.br.
Deixe um comentário