Força-tarefa do Saae desobstrui rede coletora de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) atendeu demanda antiga dos moradores do Bela Vista e Nova Vista. Os profissionais da autarquia verificaram a rede coletora de esgoto que fica às margens desses dois bairros e passa pela área de contenção do rejeito de minério de ferro, da mineradora Vale. Foi realizada a limpeza da tubulação, e foram retirados detritos que obstruíam o fluxo do esgoto.

“Esse material lançado inadequadamente nas redes se acumula, trava o fluxo do esgoto e acaba ocasionando extravasamentos nos pontos mais baixos da rede ou, até mesmo, refluxo para dentro dos imóveis. É de responsabilidade de todos e de grande importância para o meio ambiente o descarte consciente de resíduos na rede coletora de esgoto, para não causar entupimentos e rompimentos de rede, evitando obras de manutenções e ainda a liberação de resíduos nos córregos”, explicou a diretora técnica, Maria Edduarda Fonseca.

A autarquia alerta que as redes coletoras estão interligadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), programada para receber apenas o esgoto doméstico resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. Materiais como: plásticos, panos, madeira, entulho de construção e óleo de cozinha não devem ser descartados na rede. A força-tarefa da autarquia está realizando a limpeza neste mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *