Busca das empresas por crédito cresce 12,7% em julho

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian apontou a maior expansão de 2021 em julho, com alta de 12,7% em comparação ao mês anterior. Segundo os dados foram as grandes empresas que mais procuraram por crédito, marcando percentual recorde de 24,9%, o crescimento mais expressivo de toda a série histórica do índice, iniciada em 2007. Em sequência estão os negócios de médio porte e os micro e pequenos, com 23,8% e 12,3%, respectivamente.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a aceleração da demanda por crédito no país confirma a evolução da retomada econômica no segundo trimestre do ano. “Os empreendedores sentem cada vez mais segurança para a tomada de crédito à medida que o cenário de saúde brasileiro progride e as restrições são amenizadas. Existe um alívio sobre o fluxo de caixa das empresas e o crédito, principalmente para os grandes negócios que têm maior reserva financeira, começa a ser direcionado para investimentos que buscam ampliar a produção,” revela.

Ainda na variação mensal, a análise por setor mostra que o segmento de Indústria foi o principal responsável pela alavancagem do índice com crescimento de 18,4%, o mais expressivo desde janeiro de 2019, quando marcou 22,6%. Confira no gráfico abaixo mais detalhes sobre os segmentos. Para as regiões brasileiras o indicador revela que o Sul teve a maior expansão da procura por crédito, com aumento maior do que a média geral, de 15,4%. Em seguida estão o Norte (15,3%), Nordeste (13,7%), Centro-Oeste (13,6%) e Sudeste (10,8%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *