O número de clientes prejudicados por queimadas na área de concessão da Cemig aumentou 6,4 vezes nos sete primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2020. De janeiro até julho desse ano, a companhia registrou 145 queimadas que interferiram no funcionamento da rede elétrica, interrompendo o fornecimento para mais de 277 mil clientes, ante as 93 ocorrências que causaram interrupção para cerca de 43 mil clientes no mesmo período do ano passado.
Historicamente, agosto, setembro e outubro são os meses que representam cerca de 77% do total de focos no ano e, considerando as condições atuais, podemos prever um período crítico para os próximos meses. Para minimizar as ocorrências deste tipo em sua área de concessão, a Cemig realiza, todos os anos, campanhas para conscientizar a população dos danos provocados pelas queimadas, que prejudicam não apenas milhares de clientes, mas também destroem a natureza, matam animais silvestres e colocam em risco o patrimônio de particulares.
As crianças formam um público importante dessas campanhas, pois se sensibilizam mais facilmente e levam para os adultos as informações sobre os cuidados para evitar os danos causados pelo fogo em áreas abertas. Com a pandemia e as restrições de acesso aos ambientes escolares para palestras e atividades educativas, a Cemig e o Grupo Giramundo de Teatro de Bonecos produziram um vídeo ilustrativo, especialmente voltado ao público infanto-juvenil, alertando sobre os riscos das queimadas para o setor elétrico e a natureza.
“O aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações e, pior, causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a essas áreas. Portanto, são muitos os transtornos causados para quem depende da energia elétrica que é interrompida pelas queimadas”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.
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