Em andamento a esterilização animal para controle populacional em Itabira

Teve início segunda-feira (16) o serviço de esterilização de cães e gatos realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo planejamento e operação, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que fica por conta da infraestrutura, contratação e organização. Os animais serão atendidos no Parque de Exposições até o dia 19, de acordo com o agendamento com tutores que fizeram a inscrição prévia no mês de maio.

O procedimento inclui também a chipagem para identificação de localização dos animais. Os atendimentos são gratuitos e preferencialmente para animais com tutores, cadastrados e selecionados pela equipe de Zoonoses. Todos os animais cadastrados e selecionados, antes de passar pela cirurgia de castração, também passam por avaliação clínica. É obrigatório que estejam em jejum de água por 2h e de comida por 8h. Não podem apresentar nenhum problema de saúde e a idade permitida para a esterilização é de quatro meses até oito anos.

Segundo a superintendente de Vigilância e Saúde, Natália Andrade a esterilização auxilia no controle de animais em situação de rua. “Através do mutirão de castração a gente faz o controle populacional de animais e eles ainda vão ter um micro chip para ajudar na localização. Por exemplo, se um animal está perdido, com a chipagem é possível identificá-lo e encaminhar para o tutor”, afirma à superintendente.

A dona de casa Silvana Lúcia de Oliveira aproveitou a oportunidade do mutirão de castração e levou quatro fêmeas para esterilização, uma delas é adotada e as outras três, vivem na rua. Ela conta com a ajuda de vizinhos para acolher as cachorras. “Eu estou achando ótima esta esterilização, porque a gente ajuda na medida do possível e, tendo essa castração é bom que diminua a quantidade de animais na rua. Ajuda muito quem ajuda. Os animais não têm maldade, lutam para sobreviver. Eu estou fazendo a minha parte”, relata Silvana.

Colar elizabetano

Os procedimentos acontecem no Castramóvel da ONG Pets sem Fronteiras, empresa vencedora da licitação organizada pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), parceiro do projeto. No primeiro dia de castração foram atendidos 63 animais, sendo 44 cães (31 fêmeas e 14 machos) e 18 gatos (11 fêmeas e 7 machos). No local também estão sendo vendidos kit com os medicamentos necessários, de acordo com o tamanho e peso do animal, e o colar elizabetano, itens necessários para o pós-operatório.

O mutirão de castração será dividido em três etapas. Os primeiros animais passam pelo procedimento agora em agosto. Outros atendimentos acontecem nos meses de novembro e dezembro. No total, serão atendidos 800 animais. Todos os beneficiados serão contatados pela SMS com antecedência para seguirem os procedimentos necessários para a realização da cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *