Marcado para fevereiro de 2022, o recomeço do futebol amador itabirano

A Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) realizou quinta-feira (12), na sede da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, reunião com os dirigentes dos clubes de futebol amador. O encontro teve como finalidade informar aos representantes os temas detalhados com a administração pública, em especial o retorno do campeonato. Estiveram presentes o diretor de Lazer e Mobilização da Juventude, João Mário de Brito, e os vereadores Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” e Júber Madeira. Ricardo Freitas anunciou a provável data de início do campeonato: 27 de fevereiro de 2022. O gestor da LIFA ainda não cravou a data precisa.

“Digo provável, pois falta ainda conversarmos com os dirigentes de clube para acertarmos os detalhes, mas precisamos ao menos de uma data para basear nossas ações. O campeonato, em primeira ideia, será em pontos corridos, evitando que alguns reclamem de não terem jogado entre si ou ter saído por poucos jogos. Essa proposta será levada à apreciação dos dirigentes. Nada mudou no formato inicial deste campeonato no ano passado, ou seja, quero a independência financeira dos clubes, meu desejo é realizar a abertura com grande evento, acreditando que até lá tudo estará resolvido, e poderá ser um instrumento para levantar recursos que vão custear as despesas do campeonato,” disse Ricardo.

“Não podemos aceitar times irregulares. Os clubes terão cinco meses para regularizarem a situação,” revelou Silvio Andrade, secretário-geral da LIFA. João Mário, que representou a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) defendeu a ideia de parceria com a Prefeitura Municipal, para se criar escolinhas do futebol em cada clube filiado. “Esta é uma maneira de fortalecer a base dos times, neste caso as crianças,” disse o diretor de Lazer e Mobilização da Juventude. “Acredito na atual gestão da LIFA. Vejo a garra e vontade de realizar um campeonato espetacular, que, com certeza, vai retornar às manhãs alegres nos campos de futebol de nossa cidade,” destacou Júber Madeira.

Vetão, presidente da Câmara Municipal afirmou que o futebol além de diversão, tem um papel social de transformar realidades, em especial das crianças. “Termos um campeonato organizado, estruturado, ajudará também a realizarmos um trabalho com a garotada, tirando muitos da rua. Estou muito feliz por estar ao lado de pessoas interessadas na volta desta competição, estou feliz por estar aqui. Em nome dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal, reafirmo o compromisso com a LIFA, a realização do campeonato e de outros projetos que visem o bem comum da sociedade itabirana, em especial a nosso esporte”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *