Alta complexidade: Itabira ganhará Centro de Radioterapia

Projeto

Ocorreu terça-feira (10) reunião de alinhamento sobre a construção do prédio da radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). O encontro aconteceu no auditório da unidade hospitalar, com o prefeito Marco Antônio Lage, o vice, médico da instituição, Marco Antônio Gomes, o provedor do HNSD, Márcio Labruna; o diretor da Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS), Maurício Marques; e a secretária de Saúde, Luciana Carmem Sampaio.

Rafael Soares

“Temos uma parte da oncologia instalada e funcionando muito bem, mas faltava a radioterapia. O HNSD foi privilegiado: é o único hospital de Minas Gerais que está recebendo essa verba do governo federal para a obra da radioterapia. Se tudo correr bem, no final de 2022 entregaremos o serviço de oncologia completo para Itabira e região. Quero parabenizar a todos que trabalharam por isso, pois agora estamos colhendo os frutos. Ninguém faz nada sozinho, sempre é um trabalho conjunto”, afirmou Márcio Labruna.

Márcio Labruna

Marco Lage explicou que a intenção é que Itabira ofereça o tratamento de alta complexidade a toda macrorregião, abrangendo cerca de 500 mil pessoas. “Essa é uma solenidade simples, mas de importância enorme para Itabira. A cidade precisa dar saltos maiores em busca da emancipação econômica e garantir qualidade de vida à população, mesmo depois da exaustão mineral anunciada para daqui a dez anos. Um empreendimento abre caminho para outros e, na saúde, não é diferente”, enfatizou o prefeito.

Marco Antônio Lage

O consórcio formado pelas empresas MHA Engenharia e RAF Arquitetura foi contratado pelo Ministério da Saúde para elaborar o projeto de construção do prédio da radioterapia. Também faz parte do consórcio a empresa Varian, que será responsável pela instalação do acelerador linear – equipamento utilizado no tratamento radioterápico. “Vejo com grande satisfação o hospital avançando na área da oncologia. A distância dificulta o tratamento, aumenta o sofrimento e a mortalidade,” disse Marco Gomes.

Maurício Marques

A confirmação de que o centro de radioterapia será instalado em Itabira ocorreu em julho deste ano. Atualmente, o HNSD oferece os serviços de quimioterapia e cirurgia oncológica. Com a radioterapia, o hospital terá um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). O engenheiro civil do consórcio MHA/RAF, Rafael Soares Basílio, fez a visita técnica ao hospital e apresentou o estudo de viabilidade para implantação do serviço de radioterapia. A área cedida pelo HNSD para construção do espaço possui aproximadamente 1,2 mil metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *