Consumo: 40,9% dos mineiros pretendem ir às compras para o Dia dos Pais

O apelo emocional das datas comemorativas sempre afetou positivamente o varejo, mesmo em momentos de instabilidade econômica. Conforme demonstra a Pesquisa de Intenção de Consumo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), embora ainda sob os efeitos da pandemia da covid-19, o Dia dos Pais será responsável por um aumento de 8,5 pontos percentuais na taxa que mede a intenção de compra no Estado, na comparação com o mês de julho.

Isso significa que 40,9% dos consumidores mineiros pretendem ir às compras em agosto (em julho esse índice foi de apenas 32,4%). Por outro lado, 59,1% responderam que permanecerão cautelosos e irão realizar investimentos para garantir sua segurança futura. O levantamento foi realizado pela FCDL-MG entre os dias 7 e 27 de julho de 2021, com 210 consumidores de todo o Estado. Os itens que terão maior procura serão roupas, calçados, perfumes e cosméticos.

Para o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, esses índices evidenciam que o consumidor segue priorizando a compra de itens de primeira necessidade. “Como a economia ainda demonstra instabilidade, com altas taxas de desemprego, a população está em alerta e prefere gastar com alimentação e medicamentos”, afirma. Os dados do levantamento revelam que, para aqueles que pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, o ticket médio ficará em torno de R$ 176 reais.

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