Na onda verde, Itabira modifica regras para realização de cerimônia fúnebre

Cemitério da Paz

Neste sábado (31) ficaram definidas novas regras para realização de cerimônia fúnebre, no Velório Municipal, no Cemitério da Paz. O rito agora poderá receber até 40 pessoas, desde que a causa da morte não esteja relacionado à covid-19, ou nos casos em que o médico atestar que houve o cumprimento do critério de liberação de isolamento, e descontinuidade das medidas de precaução.

O decreto faz alterações no inciso que trata da liberação de velórios durante a pandemia. Essa nova regra permite dez pessoas a mais do que era estabelecido, até então. Outra modificação abre a possibilidade do atestado médico de que o falecido não está mais no período de transmissão do coronavírus.

No atestado, o médico indicará que o falecido cumpriu, de acordo com a condição clínica e gravidade, o período de isolamento necessário. E atestará que, em razão da possibilidade de descontinuidade das medidas de precaução, o funeral e sepultamento poderão seguir medidas menos restritivas, em conformidade com o Decreto Municipal.

As demais regras para velórios permanecem: limite de uma hora, revezamento de quatro salas, exigência de uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento e outras determinações de controle à pandemia. Na sexta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) incluiu a microrregião de Itabira na Onda Verde do programa Minas Consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *