Neste sábado (31) ficaram definidas novas regras para realização de cerimônia fúnebre, no Velório Municipal, no Cemitério da Paz. O rito agora poderá receber até 40 pessoas, desde que a causa da morte não esteja relacionado à covid-19, ou nos casos em que o médico atestar que houve o cumprimento do critério de liberação de isolamento, e descontinuidade das medidas de precaução.
O decreto faz alterações no inciso que trata da liberação de velórios durante a pandemia. Essa nova regra permite dez pessoas a mais do que era estabelecido, até então. Outra modificação abre a possibilidade do atestado médico de que o falecido não está mais no período de transmissão do coronavírus.
No atestado, o médico indicará que o falecido cumpriu, de acordo com a condição clínica e gravidade, o período de isolamento necessário. E atestará que, em razão da possibilidade de descontinuidade das medidas de precaução, o funeral e sepultamento poderão seguir medidas menos restritivas, em conformidade com o Decreto Municipal.
As demais regras para velórios permanecem: limite de uma hora, revezamento de quatro salas, exigência de uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento e outras determinações de controle à pandemia. Na sexta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) incluiu a microrregião de Itabira na Onda Verde do programa Minas Consciente.
Deixe um comentário