Dia 19 de julho aconteceu, na Fazenda do Pontal, a abertura da exposição “Expressões de resistência do congado itabirano”, da fotógrafa Stael Azevedo. A mostra fotográfica, que também está ocorrendo de forma itinerante, é fruto de um estudo de quinze anos da artista e retrata aspectos de resistência sociocultural e religiosa de membros do congado.
De acordo com a fotógrafa Stael Azevedo a exposição nasceu com o tema do Festival de Inverno como forma de expor um tipo de manifestação cultural símbolo de resistência regional. “O congado é uma das formas de resistência cultural mais fortes em Itabira. A exposição é uma das maneiras de valorizar a cultura popular mantendo-a viva”, explica a fotografa.
“É necessário o registro histórico das manifestações populares que são tradição em nossa cidade. Precisamos valorizar e mostrar aos itabiranos toda essa rica potencialidade itabirana. A FCCDA sempre irá apoiar e incentivar esse tipo de ação para que a cultura popular permaneça viva”, ressaltou o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara.
A exposição permanece disponível para a visitação do público ao longo de toda a edição do 47º Festival de Inverno de Itabira, seguindo todos os protocolos de segurança em relação ao enfrentamento da covid-19 e ocorrerá também de forma itinerante em diversos pontos da cidade.
Deixe um comentário