A ferramenta Vacinômetro, publicada pela Prefeitura de Itabira, dia 15 de julho, aponta que 11211 idosos receberam as duas doses do imunizante contra a covid-19, e 17403 receberam a aplicação inicial, o que aponta que 64% das pessoas com 60 anos ou mais cumpriram completamente a indicação de vacinação contra o coronavírus. Pessoas da chamada “melhor idade” foram as mais acometidas com quadros graves da enfermidade.
No total, em Itabira, 58128 doses foram distribuídas, até a data da publicação. Depois dos idosos com quase 29 mil aplicações, os públicos que tiveram a maior cobertura foram: profissionais de saúde com quase nove mil aplicações, população em geral na faixa etária prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), com 8500 doses, e portadores de doenças crônicas. Para esse público, com comorbidades clínicas foram distribuídas quase 6500 vacinas.
As demais doses contemplaram: moradores em situação de rua, residentes em instituições de longa permanência de idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas, profissionais do transporte, comunidades quilombolas, educadores, gestantes, púerperas, e lactantes. Como as vacinas Pfizer e AstraZeneca tem intervalo de três meses, entre as doses, a aplicação de reforço será mais lenta, do que a Coronavac, e a Jansen (dose única).
Deixe um comentário