HMCC oferecerá exames de tomografia 3D para pacientes SUS

Pacientes de Itabira e região que necessitarem dos exames de tomografia contarão, a partir de agora, com um moderno equipamento no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A apresentação do tomógrafo ocorreu sexta-feira (9). O tomógrafo computadorizado foi adquirido pelo Município pelo valor de R$ 1,137 milhão, com recursos do Ministério da Saúde, e entregue ao HMCC em 30 de dezembro do ano passado. Ele é capaz de produzir imagens em alta resolução com mais rapidez, já que são geradas 12 imagens por segundo. Com a agilidade do exame, os pacientes ficam menos tempo expostos à radiação.

Também será possível gerar imagens em três dimensões (3D), para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SMS). Terá capacidade de realizar até  2.160 tomografias por mês. As obras para adequação da sala e instalação do novo equipamento começaram em março deste ano e concluídas no mês passado, representando um investimento da Prefeitura de R$ 287.733,37. Houve troca do piso, instalação de forro e pintura; instalação de esquadrias e canaletas; execução de blindagem radiológica realizada por um físico; instalações hidrossanitárias e elétricas, sistema de climatização com controle de umidade e rede de gases medicinais.

Segundo o médico responsável pelo setor de Radiologia do HMCC, André Gustavo Bomfá Miranda, o novo aparelho é de última geração e consegue fazer qualquer tipo de exame em um tempo muito rápido: o de tórax, por exemplo, fica pronto em dez segundos. “Toda a população ganha, principalmente nesta época de pandemia, pois auxiliará na identificação da covid-19. Também poderá ser utilizado para exames de angiotomografia, para ver se há tromboses nas artérias pulmonares ou nas demais veias do corpo. Teremos condições de trazer resultados, tanto para a população quanto para o médico trabalhar, infinitamente melhores”, ressaltou.

Luciana Sampaio informou que o tomógrafo será utilizado por pacientes de Itabira e de cidades da microrregião. “Este equipamento tornará mais célere a linha de cuidados instaurada no hospital. Os resultados assistenciais para os pacientes serão bem melhores e mais rápidos”, afirmou. “Há 34 anos, havia o equipamento raio-X, que hoje nem se compara a um tomógrafo que oferece muito mais recursos ao médico. O paciente também ganha na agilidade do tratamento e no diagnóstico correto. O investimento demonstra a disponibilidade do prefeito Marco Antônio Lage em melhorar a saúde no município, disse o vice-prefeito, o médico Marco Antônio Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *