“Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond” é o nome dado à exposição que o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) a partir desse sábado (10), às 17h30, na praça do Areão. A mostra inédita apresenta 21 ilustrações, dispostas em totens de até três metros de altura, feitas pelo pintor Cândido Portinari, que receberam poemas de Carlos Drummond de Andrade. A inspiração para os desenhos é o livro “Dom Quixote de La Mancha”, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari foram amigos durante longos anos.
“Colocar os poemas de Drummond e as telas de Portinari na praça do Areão, aberta ao público, ao ar livre, sem aglomerações e cumprindo os protocolos de prevenção da covid-19 é o melhor abre-alas que o Flitabira pode pedir à população de Itabira”, destaca Afonso Borges, idealizador da exposição e criador do Flitabira. Portinari já estava no fim da vida e sofria com a intoxicação causada pelas tintas que o acabaria matando quando recebeu, do editor José Olympio, a encomenda para ilustrar a segunda edição de uma tradução para o português de “Dom Quixote de La Mancha”.
A exposição “Ocupação Dom Quixote- Portinari e Drummond”, começa em nove de julho, 19h, com a live entre João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari, idealizador do projeto; e o artista plástico Pedro Drummond, neto do poeta Carlos Drummond de Andrade, com mediação de Afonso Borges. A transmissão será pelas redes sociais do Sempre Um Papo (@sempreumpapo) e do Flitabira (@flitabira). O evento é viabilizado pelo patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Deixe um comentário