Museu sacro de Itabira poderá ganhar novo local em seis meses

O prefeito Marco Antônio Lage esteve na Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Centro, na manhã desta quinta-feira (1º). A convite do padre Paulo Marcony Duarte Simões, o chefe do Executivo Municipal conheceu o museu sacro existente no local. Também participou da visita o assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão.

Padre Paulo Marcony e prefeito Marco Lage

Inaugurado em dezembro de 1999, o museu sacro fica no andar superior do templo religioso. O padre comentou que as peças são tombadas pelo Patrimônio Histórico e estão em bom estado de conservação. Algumas delas foram produzidas há mais de um século. “No entanto, o local é de difícil acesso e poucas pessoas têm conhecimento desse museu”, comentou.

Ele citou a recomendação do Ministério Público de que o museu sacro funcione em um espaço onde a visitação seja acessível. Por isso, foi proposta a parceria entre a Diocese de Itabira/Cel Fabriciano com a Prefeitura de Itabira para que seja criado o Museu Sacro, reunindo os acervos desta e de outras paróquias da cidade.

O prefeito Marco Lage sugeriu que, além das peças sacras e de vestes utilizadas antigamente, o museu sacro também resgate fotografias antigas e histórias de clérigos que se destacaram na cidade, como o monsenhor José Lopes dos Santos “Zé Lopão” e o bispo dom Mário Teixeira Gurgel, por exemplo.

Um grupo de trabalho vai discutir a implantação deste museu em um local já edificado, como algum casarão histórico da cidade. A administração pública buscará indicação de um profissional para realizar a curadoria, listando todas as peças que poderão ser expostas. A expectativa é de que o novo museu seja inaugurado em seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *